segunda-feira, 9 de setembro de 2013

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO NORTE DA ILHA

Por José Luiz Sardá
Geógrafo e Gerente Regional de Projetos Especiais
SDR Grande Florianópolis

Atualmente a descentralização dos serviços públicos vem sendo reconhecida pela sua eficácia, pois para que haja o desenvolvimento de uma região, devem-se considerar ações conjuntas, fundamentadas  nas peculiaridades e características locais ao desenvolvimento desta região.

O Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha – CODENI vem trabalhando com esta premissa. Seu objetivo principal é articular e motivar o desenvolvimento econômico sustentável, o engajamento, a integração e a participação da sociedade civil local organizada. Deste modo, colaborando e auxiliando para
concretização do Plano Diretor de Florianópolis, em especial a região Norte da Ilha, no âmbito dos distritos de São João do Rio Vermelho, Ingleses, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Ratones e Santo Antônio de Lisboa.

Recentemente o CODENI realizou no Sapiens Parque oficinas temáticas divididas nos eixos: Social, Econômico, Ambiental e Infraestrutura. Essas oficinas foram ministradas por atores sociais diversos com afinidade e conhecimento específico em relação a cada tema. Fizeram parte deste encontro representantes dos diversos órgãos do município, organizações e setores que compõem a realidade regional. Estas oficinas foram de fundamental importância para elaboração do Plano de Desenvolvimento do Norte da Ilha.


As informações dos aspectos econômicos, ambientais e sociais proporcionarão um diagnóstico real da situação e das demandas da região, possibilitando um exame detalhado das necessidades mais urgentes para o desenvolvimento desejado. Este conselho é de fundamental importância e poderia ser um instrumento legalmente constituído servindo de referência as outras regiões do município de Florianópolis.

Penso que o poder executivo poderia instituir um Projeto de Lei criando o Conselho Municipal de Desenvolvimento das Regiões Norte, Sul, Leste, Centro e Continente. Seria o instrumento norteador que auxiliaria as futuras subprefeituras, criadas recentemente pelo executivo.

Estes conselhos auxiliariam o prefeito no processo de planejamento com a participação dos atores sociais locais, explorando e aproveitando as potencialidades destas regiões, ajudando a remover os entraves para desenvolvimento e investimentos a curto, médio e longo prazos, de acordo com as necessidades e demandas, tendo como base o orçamento participativo.

O Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha – CODENI deve ser entendido como uma ação estratégica, que visa orientar de forma sistematizada a construção de novas relações interinstitucionais, contribuindo para a consolidação da descentralização administrativa municipal.

2 comentários:

Mariana disse...

Pobre Canasvieiras, dá até medo sair à noite, só tem "malas" nas esquinas, moradores de rua debaixo de marquises, não tem policiamento, as lojas fechadas, lixo pra todo canto....quero só ver o que vai acontecer na temporada com todo o esgoto de outras praias vindo para Canasvieiras, para ser "tratado".
Se a estação não tem mais condições de tratar apenas o daqui, como vai fazer agora?
Nossa praia não vai dar conta.
Acordem, turistas!
Acordem, moradores!
Vão assistir de camarote o fim de mais uma praia?

Iara disse...

Enquanto não mudar a consciência individual dos próprios moradores de Canasvieiras ou de qualquer lugar neste planeta, não vai ter Codeni, ACIF, SOSCANASVIEIRAS,Polícia, Prefeitura, Ministério Público, etc..., que dê jeito.
Penso que quem não cuida, também não ama.
Canasvieiras é um lugar bonito, mas MUITO malcuidado, basta ver calçadas, sujeira, entulhos, terrenos abandonados,
tudo isto obra de quem deveria zelar, mas não é o que acontece.
Infelizmente!!!!!!