quinta-feira, 18 de abril de 2013

Viver em sociedade


Ana Echevenguá*
 
Há mais de mês, um dos abrigos para passageiros de ônibus da Rodovia Tertuliano Brito Xavier (bairro Canasvieiras, Florianópolis-SC) foi danificado. Quebraram partes das paredes (de vidro ou outro material). Os cacos ainda estão no chão.


Este ato pode ser tipificado como crime contra o patrimônio público. Consta do Código Penal e quem o pratica pode ser preso se pego em flagrante. É um ato tão corriqueiro como quebrar ou telefones públicos, bancos de praças, ...
O principal lesado - quando ocorre este tipo de crime - é o cidadão comum. Muitas vezes, aquele que tem pouco dinheiro no bolso.
Neste caso, por um bom tempo, o usuário de transporte coletivo que usa o abrigo da Tertuliano, ficará mais exposto às intempéries.
Hoje, passei pelo local e vi três mães, acompanhadas de seus bebês recém-nascidos, à espera do ônibus. E os ônibus em Florianópolis demoram a chegar!! Nosso transporte coletivo é precaríssimo.


Felizmente, não chovia, não ventava forte...
Claro que este abrigo não está cumprindo a sua função de proteger minimamente quem dele necessita. E, do jeito que as coisas andam por aqui, não sei quando será consertado.
Será que a pessoa que quebrou os vidros do abrigo pensou que poderia – com este ato de vandalismo -  prejudicar bebezinhos?
Gente, viver em sociedade exige respeito às pessoas e aos bens públicos que nos são ofertados.
Não adianta brigarmos por uma Cidade Sustentável, reclamarmos da ausência e omissão do Poder Público e, num ato impensado, destruirmos os poucos bens que estão à nossa disposição.
Está na hora de dedicarmos um pouco mais de amor à nossa Cidade, ao nosso bairro, à nossa rua...
Quem ama, cuida!


 
* Ana Candida Echevenguá, advogada e articulista, especializada em Direito Ambiental e em Direito do Consumidor. Presidente da Academia Livre das Águas e do Instituto Eco&Ação, nos quais desenvolve um trabalho diretamente ligado às questões socioambientais, difundindo e defendendo os direitos do cidadão à sadia qualidade de vida e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. email: ana@ecoeacao.com.br.

2 comentários:

Giane disse...

Que coisa feia para Florianópolis!

Elaine disse...

As pessoas não tem nenhuma educação e consciencia, quando não depredam as paradas dos onibus, deixam montanhas de lixo nelas, latinhas, garrafas, papeis, pontas de cigarros, embalagens de salgados, sacolas plásticas.Com ou sem lixeiras por perto, não importa, se não tiver lixeira, procure uma ou leve o seu lixo pra casa, oras!
Assim fica difícil!!!!!!