terça-feira, 2 de abril de 2013

A "temporada" acabou



Por Ana Echevenguá
 
 
 
Final de março de 2013. Mais uma temporada de verão chegando ao final... e, mais um ano sem que tenhamos solução para o tratamento de esgoto. A Baía de Canasvieiras (e as outras praias) continua poluída.
 
Isto não impediu o ingresso da população turística na Ilha da Magia (Florianópolis, SC, Brasil).
 
Na última semana, a chegada dos uruguaios despertou a atenção da mídia nacional*.
 
Claro que isso é positivo em inúmeros aspectos. O intercâmbio de culturas é gratificante. Geração de emprego, de renda, ... Sente-se a alegria de festa no ar. Todos são bem-vindos!
 
Ocorre que o aumento da população flutuante reflete diretamente no aumento da produção de resíduo (lixo doméstico, esgoto, ...) e no aumento da poluição local.
 
O lixo vai pra cidade vizinha de Biguaçu. Empurramos esse problema pra eles!
 
Mas, ficamos com o xixi e o cocô produzido. A falta de tratamento de esgoto é um problema sério. Torna-se mais grave porque convivemos com a falta de fiscalização, com a falta de conscientização dos habitantes de Florianópolis-SC, com a conivência dos órgãos públicos... um círculo vicioso que parece não ter ponto final.
 
 Outro dia, um amigo disse-me: “ainda bem que Floripa não tem turismo o ano inteiro; com o problema de esgoto que a Ilha tem, já estaria completamente destruída”.
 
Florianópolis possui mais de 40 praias. Capturei algumas imagens da parte mais impactada da praia da Baía de Canasvieiras – a região do Rio do Braz e do único trapiche**. 
 
Ali, a beleza dos recursos naturais mistura-se com o cheiro de esgoto e de lixo. São poucos os que sabem que o Rio do Braz recebe esgoto não tratado ou mal tratado...
 
Apesar da placa indicativa de área imprópria pra banho, ignora-se tal situação: que naquelas águas não se deve tomar banho.
 
Infelizmente, tomam ciência disso quando a saúde apresenta problemas. Os atendentes das farmácias locais perguntam ao cliente que busca um medicamento para as doenças gastrointestinais: “comeu alguma coisa estragada ou tomou banho na praia?” Ano após ano, isso é tão corriqueiro que eles já sabem o que indicar.
 
Hoje é dia primeiro de abril. E não estou fazendo piada. Tenho uma amiga que trabalha com turismo que vive me dizendo: “Ana, para de falar que nossa praia ta poluída ou ninguém mais vai querer vir pra cá”.
 
Não consigo. Eu até me esforço; mas, não consigo. As nossas praias são tão belas; são magníficas! Mas, já deveriam ter sofrido interdição pelos problemas de saúde que geram. Ou recebido o tratamento que a Lei ordena.
 
Mas, até agora, nem um nem outro...
 
 
 
* Ana Candida Echevenguá, advogada e articulista, especializada em Direito Ambiental e em Direito do Consumidor. Presidente da Academia Livre das Águas e do Instituto Eco&Ação, nos quais desenvolve um trabalho diretamente ligado às questões socioambientais, difundindo e defendendo os direitos do cidadão à sadia qualidade de vida e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. email: ana@ecoeacao.com.br.
 
Ana Echevenguá - advogada - OAB/SC 17.413
Florianópolis - SC - Brasil
(48) 96459621
(48) 91343713

3 comentários:

Karin disse...

Muito bom Ana!!!!

J. Lima disse...

Entra ano e sai ano e a mesma lengalenga.
Se o povo fosse educado, politizado e unido, não aconteciam estas aberrações.
Mas não, o povo é o primeiro a não respeitar e a degradar, canso de me incomodar com gente jogando lixo, cigarro e cocô de cachorro nar ruas e na praia.
Dra. Ana, seu texto está ótimo, pena que nem o poder público nem a população leva a sério....

Anônimo disse...

Dra Ana eu moro perto da praia de Canas, além do desleixo que existe o canteiro do rio fedorento do brás é cama e cozinha dos mendigos fora os drogados que usam e abusam desse lugar...assalto a mão armada em plena luz do dia,se a senhora se informar terça-feira dia nove agora houve um assalto as oito da manhã em uma casa,o propríetário levou 6 facadas e uma bela coronhada na cabeça,sangue por toda parte...e os bandidos? andam por ai soltos rindo da policia...cade nossa segurança que ajudamos pagar com nossos absurdos impostos.
Uma lástima doutora aqui não tem mais jeito...justiça...segurança...limpeza...zelo nota 0.
Obrigada por sua preocupação!
Abraços