terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Subprefeituras

Criação de subprefeituras
José Luiz Sardá / Geógrafo 

Hoje a implantação de subprefeituras é uma necessidade urgente para atender as diversas demandas dos serviços públicos junto à população nos bairros dos 11 distritos do interior da Ilha. Os problemas são muitos e as reivindicações e benfeitorias aclamadas pela população não são atendidas e concretizadas a contento.

Há muito tempo que moradores, comerciantes, empresários, turistas e o trade turístico vêm exigindo das autoridades municipais um novo modelo de administração para com os bairros de Florianópolis. Essas subprefeituras representaria o prefeito, teriam estrutura e orçamento próprio, poder de decisão, além de coordenar, articular e supervisionar com eficácia a atuação dos diversos órgãos do governo municipal junto aos bairros, dando assim uma melhor qualidade de vida aos cidadãos.

Há tempo venho pregando em meus artigos a necessidade de mudança do modelo de administração. Já ocupei por seis anos o cargo de intendente distrital e encontrei muitas dificuldades em administrar o Distrito de Canasvieiras. O modelo de intendências é arcaico, retrógrado, obsoleto e não condiz mais com a nossa realidade.

Penso que uma das primeiras ações do prefeito Cesar Júnior, seria o envio à Câmara de Vereadores de um projeto de lei extinguindo a Secretaria Municipal do Continente e criando as subprefeituras do Continente, Sul, Leste e Norte da Ilha. O distrito-sede não haveria necessidade de uma subprefeitura, já que suas demandas são atendidas diretamente pela estrutura central. Desta forma, o prefeito teria mais tempo e despreocupação para resolver problemas de maior complexidade até o planejamento e de obras estruturantes para a cidade em âmbito geral.

Um comentário:

Anônimo disse...

Até que enfim alguem sensato.

João Carlos Silvério