sábado, 17 de novembro de 2012

Segredos do mar

Quando chega o verão, nós, humanos, nos sentimos atraídos pelo mar. Multidões se reúnem nas praias buscando um contato com as ondas que nos proporcionam prazer e descanso. Porém, o caminhar do ser humano deixa sua trilha fatal nas areias da praia.

Milhões de sacolas de nylon e plásticos de todo o tipo são largados na costa, o vento e as marés se encarregam de arrastá-los para o mar. Uma sacola de nylon pode navegar várias dezenas de anos sem se degradar. As tartarugas marinhas confundem-nas com as medusas e  as comem, afogando-se na tentativa de engoli-las.

Milhares de golfinhos também morrem afogados. Eles não têm capacidade para reconhecer os lixos dos humanos,  até porque, "tudo o que flutua no mar se come". A tampa plástica de uma garrafa, de maior consistência do que a sacola plástica, pode permanecer inalterada, navegando nas águas do mar por mais de um século.

O Dr. James Ludwig, que estava estudando a vida do albatroz na ilha de Midway, no Pacífico, a muitas milhas dos centros povoados, fez uma descoberta espantosa. Quando começou a recolher o conteúdo do estômago  de oito filhotes de albatrozes mortos, encontrou: 42 tampinhas plásticas de garrafa, 18 acendedores e restos flutuantes que, em sua maioria, eram pequenos pedaços de plástico. Esses filhotes haviam sido alimentados por seus pais que não conseguiram fazer a distinção dos desperdícios no momento de escolher o alimento.

A próxima vez em que você for à sua praia preferida, talvez encontre na areia lixo que outra pessoa ali deixou. Não foi lixo deixado por você, porém, é  SUA PRAIA, é o SEU MAR, é o SEU MUNDO e você deve fazer  algo por ele.

Muitos pais jogam com seus filhos o jogo de: "vamos ver quem consegue juntar a maior quantidade de plásticos?", como forma de uma inesquecível lição de ecologia. Outros, em silêncio, recolhem um plástico abandonado e levam-no para suas casas, com restos do mar. Você  verá essas pessoas passarem sorridentes, sabendo que salvaram um golfinho, ou mesmo um outro animal marinho.

"Não se pode defender o que não se ama e não se pode amar o que não se conhece".

Instituto Pela Preservação e Utilização Racional da Água (PURA) - Porto Alegre - RS - Brasil

2 comentários:

July disse...

o ser humano é o responsável por toda a poluição do mundo, fiquei estarrecida quando vi o quanto de lixo deixaram num lugar em jurerê, com uma quantidade enorme de lixeiras perto.
baganas de cigarros, garrafas, latinhas, embalagens, papéis...e muito mais!

Natureza disse...

Tenho HORROR aos fumantes, que com RARÍSSIMAS EXCESSÕES, são responsáveis pela maioria da sujeira na areia da praia, nas ruas, praças canteiros de plantas, becos, vielas, avenidas,....
QUE NOJO!