terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ilha da Magia: a velha história do esgoto nas praias



Por Ana Echevenguá
 
A reportagem* levada ao ar sobre os problemas de esgoto de Florianópolis-SC, Brasil, possui o mesmo conteúdo da reportagem levada ao ar em 2010, em 2011, em junho deste ano: as praias da Ilha da Magia estão poluídas.
 
O conteúdo é o mesmo: a poluição afeta a saúde;  aumenta ano após ano; os moradores lutam por uma solução.
 
O repórter ouviu moradores e turistas. E, com astúcia e conhecimento de causa, deixou bem claro que as promessas de solução da CASAN já foram levadas ao ar... e, até o momento, nada aconteceu. Ou seja, a poluição continua!
 
“a cidade de Florianópolis, há anos, vem sofrendo com o esgoto mal tratado pela CASAN”.
 
Vocês vão ver e ouvir que, apesar dos esforços e das reclamações, ainda não há resultados práticos dos compromissos firmados. Tudo gira em torno de reuniões para melhor a busca da melhor condição operacional que vai ser – provavelmente – lançada num papel, assinada pelas autoridades envolvidas, mostrada na mídia e...
 
Somente nesta reportagem há vários crimes que levariam os administradores públicos à prisão. Porque há um relatório do órgão fiscalizador estadual que confirma as ilegalidades praticadas pela CASAN. Mas, parece que vivemos numa terra sem lei!!
 
Vi, ontem, que o exército da Vigilância Sanitária já está nas ruas de Canasvieiras: a peça de teatro volta ao palco fétido e insalubre... talvez em virtude dessa reportagem.
 
É um sério problema de saúde pública. E reflete diretamente no bolso do empresário que vive do turismo de verão.
 
Mas, o problema também passa pelas urnas. Elegemos representantes que permitem – e incentivam - a destruição do nosso patrimônio natural.
Quem vai ter coragem de resolvê-lo?


 
 
Ana Candida Echevenguá, advogada ambientalista, coordenadora do programa Eco&Ação, presidente da Academia Livre das Águas, email: ana@ecoeacao.com.br, website: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/

3 comentários:

Anônimo disse...

Ana,
Li, não lembro aonde, que o órgão público, seja ele federal, estadual, municipal que RESOLVER o problema da poluição de nossas praias, vai ter o respeito da população PARA SEMPRE!
E especialmente aquele que tiver a coragem de chamar a CASAN a sua responsabilidade.
Assino embaixo!

Jaqueline disse...

Ano a pós ano, ao invés de melhorar, piora a situação das praias.
Você tem toda a razão no seu artigo.

Jaqueline

Mirian disse...

Esta foto que ilustra o texto demonstra o descaso com a natureza...
Uma pena!

Mirian - S.P.