domingo, 11 de novembro de 2012

E agora prefeito!

Artigo publicado no jornal Floripa Norte.

Por José Luiz Sardá
Geógrafo e morador de Canasvieiras


Transcorrido o primeiro turno das eleições e com o término do processo eleitoral, o deputado estadual e candidato Cesar Souza Júnior foi eleito prefeito de Florianópolis. Contudo, faz necessário registrar a acirrada disputa entre seu oponente, o que valorizou ainda mais sua vitória e aumentou a responsabilidade de administrar por quatro anos a cidade de Florianópolis; seguindo o jargão de sua campanha que dizia, “por uma cidade mais humana”.

Na região Norte da Ilha pode-se concluir que tanto no primeiro e segundo turno o descontentamento e a insatisfação dos eleitores é uma realidade, haja vista o elevado número de votos brancos, nulos e abstenções.
Penso que a falta de interesse e o descrédito da população com a classe política e gestores públicos é em decorrência pela má vontade em resolver problemas de ordem social, sentimento descomprometido com as coisas públicas, aliada a falta de competência e de honestidade de alguns governantes e legisladores, fato constatado em várias cidades do Brasil.

Atualmente percebe-se que as relações entre o poder executivo e o legislativo na maioria das vezes são conflitantes e em muitos casos meramente pessoal, não levando em conta o interesse coletivo e social. Recentemente alguns de nossos vereadores votaram no afogadilho questões sobre o zoneamento de algumas áreas da cidade e vexatoriamente desrespeitaram o prefeito eleito, votando a revelia de suas convicções as alterações o atual Plano Diretor. Necessário que busque entendimentos entre esses poderes em detrimento do bem comum.

Nossa cidade, notadamente a região norte da ilha tem pressa nas soluções de seus problemas. Sistematicamente, durante vários anos questões pontuais vem sendo proteladas, prejudicando e coibindo o desenvolvimento de nossa região, exemplos: a elaboração e aprovação de um novo Plano Diretor que orientem as questões de zoneamento, ocupação do solo, saneamento básico, despoluição de ambientes naturais, projetos sociais e estruturantes, entre outros.

Prefeito Cesar é com expectativa que aguardamos essas mudanças e transformações. Precisamos planejar nossa querida Florianópolis, em especial a região norte da ilha para esta e futuras gerações.

2 comentários:

Iara disse...

Este sempre foi o lema do soscanasvieiras:
" Cuide bem de toda a nossa ilha. Para esta e para as futuras gerações"

E agora, mais do que nunca, pois a ilha está quase agonizando.

Iara

Anônimo disse...

Torcemos para que a próxima administração não nos enrole em relação ao tratamento de esgoto .