segunda-feira, 14 de maio de 2012

Prática abusiva

Vamos falar de nosso bairro, Canasvieiras, mas sabemos que esta prática é comum em toda Floripa.
É o velho e bom problema das notinhas fiscais e dos descontos irrisórios, no comércio. Geralmente, o comerciante se faz de desentendido, vende a mercadoria, coloca o produto na sacola, entrega para o cliente e agradece. Depois de uma "longa" negociação, pedidos de descontos, etc., mesmo quando o pagamento é feito à vista e em dinheiro, o máximo que se consegue é 5%, não interessa o valor. E é em todas as lojas. Sem choro nem vela! Será que combinaram entre si?

Bem, e a nota fiscal? Em primeiro lugar, se o comerciante é sério, ele não espera o pedido da notinha, ele fornece. Simples assim! Só que não é o que acontece aqui neste paraíso, onde a lei é o ganha-ganha. Pra eles, ó óbvio! Aí, quando o cliente solicita a dita cuja, vem as caras de "não estou acreditando que este chato ainda pede isso", tanto da parte dos funcionários, como às vezes (quando estão presentes) dos próprios comerciantes.

Pior ainda! Muitos estabelecimentos não tem notas fiscais ou não autorizam os funcionários a fornecê-las, aí eles alegam que não sabem operar a "máquina", que ainda não receberam treinamento. Absurdo!
Os funcionários, coitados, não sabem como sair dessa saia justa, porque os patrões, no momento ausentes, deixaram ordens de assim procederem.

Outro dia, uma atendente nos disse que "quase ninguém pede notinha e além disso não precisa de nota para efetuar uma possível troca", desconhecendo o direito básico do consumidor ou sendo conivente com esta imoralidade.

O que nós, moradores que sustentamos o comércio, tanto no verão como no inverno, podemos fazer?
No mínimo, pararmos de fazer o jogo do contente, deixarmos de fingir que isso é normal, é assim mesmo e paciência...e EXIGIRMOS tratamento digno de cidadãos conscientes, que pagam seus impostos e não aceitam este tipo de situação.

4 comentários:

Maurício disse...

IRRETOCÁVEL!

Anônimo disse...

Aplicar o jogo do contente em muitas coisas na vida até é válido, mas neste caso, é falta de esclarecimento. Não dá!

Walmor disse...

Hoje mesmo me aconteceu esta situação no centrinho, agora que li isso, vou ficar mais ligado, porque não tenho o costume de pedir nota fiscal e eles fazem isso mesmo, comprou, obrigado, tchau!

Carol disse...

Minha amiiga quis comprar um sapato que estava na vitrine de uma loja na lagoa, quando entrou, faltando uns 5 minutos para 19hs de um sábado, a dona da loja mais uma funcionaria, não quiseram atender, pois ia fechar a loja às 19hs.
Perderam uma cliente e uma venda por pura preguiça.
Depois reclamam que tá difícil se manter no inverno.