quarta-feira, 30 de maio de 2012

Canas e a Casan

Ana Echevenguá
Estávamos no alto do Beiramar Shopping. Admirando a beleza do entardecer na beira-mar norte de Florianópolis-SC; olhando o mar, a vegetação, o contorno dos morros... um verdadeiro cartão postal. Marina disse-ME:

- Como tudo isso aqui é lindo, Ana!
- Sim, apesar de ninguém ter coragem de colocar o pé na areia ou naquela água! – comentei.
- Ai, Ana, não estraga o meu prazer!!

Fiquei em silêncio. As pessoas que visitam a Ilha da Magia comportam-se assim: curtem a exuberância da Mãe Natureza. Mas não percebem que os problemas ambientais recrudescem vertiginosamente.

A beira-mar norte, apesar de sua revitalização, continua com a areia e água interditadas. Uma interdição de fato porque ninguém tem coragem de colocar o pé ali. E ninguém tem coragem ou vontade de falar a respeito.

E esta situação está se alastrando... Na alta temporada de verão, os dados oficiais sobre a balneabilidade apontaram que mais de 50% de nossas praias estavam impróprias para banho. Ou seja, estamos à beira de uma interdição de fato de todas as nossas praias. A maior parte dos moradores de Canasvieiras, por exemplo, não frequenta a praia no verão. Por quê? Porque sabem das mais variadas doenças gastrointestinais que são contraídas após um banho de mar. Ou depois de um simples passeio nas areias da praia.
E, da mesma forma, poucos falam a respeito disso... ou quando falam, aceitam passivamente os números da poderosa CASAN.
Preparem-se para o pior: com os novos projetos que estão sendo implementados, a Estação de Tratamento da Cachoeira, que já é ineficiente no tratamento do esgoto que ora recebe, vai receber o esgoto de Jurerê Tradicional e do bairro dos Ingleses. Sem falar que, desde o ano passado, está recebendo o esgoto do bairro Cachoeira e de Ponta das Canas (eu acho!).

Mais uma das tantas provas de incapacidade técnica da Administração Pública Municipal. Embora, na mídia que não conta a verdade, coloquem a culpa na chuva.

Com isso, a Baia de Canasvieiras está com os dias contados. Só nos restará, num futuro bem próximo, contemplar suas belezas... de longe!

Ou vamos descruzar os braços e exigir dos nossos representantes o tratamento de esgoto – real e eficiente - pelo qual, mensalmente, pagamos?



Ana Echevenguá, presidente do Instituto Eco&Ação.
(texto publicado no jornal Floripa Norte, edição 10, maio/2012)

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo texto, Ana!!!