terça-feira, 10 de abril de 2012

Estação de transbordo na beira da praia

por Ana Echevenguá

A rua Heitor Bittencourt é curtinha. Três quadras que levam ao mar de Canasvieiras, na Ilha da Magia (Florianópolis, SC).

Belo, exuberante, convidativo!

Além de gente, essa ruazinha também leva à praia veículos que transportam caiaques e barcos, os produtos de venda nas barracas e bares da praia...

Deveria ser melhor cuidada; mas não é...


 A COMCAP – Companhia Melhoramentos da Capital - empresa que é regiamente paga para recolher o lixo da Ilha da Magia – elegeu a esquina da Heitor Bittencourt (com o mar) como depósito temporário de parte do lixo recolhido na praia. Sobre a calçada do Edifício Costa Nativa. Ou seja, transformou a esquina numa estação de transbordo improvisada.

E o que ocorre? Sacos com o lixo recolhido na areia da praia ficam ali, gerando mau cheiro e chorume – aquele líquido preto com alto teor poluente.



Com a ausência de coleta no feriadão da Páscoa, a ‘estação de transbordo’ ficou cheia, como podem observar nas imagens feitas hoje pela manhã (09/04/2012).

A equipe da COMCAP que efetua a coleta na praia é eficiente. Trabalhadores simpáticos, atenciosos e que cumprem o seu dever. Conversei com eles e me disseram que recebem ordens de empilhar o lixo naquela esquina. Além disso, é a única rua desse canto da praia que permite a passagem do veículo por eles utilizado.


Acostumados com essa situação, os demais usuários – moradores e turistas - da rua vão deixando seu lixo por ali, num terreno baldio que ali existe...


Ou seja, estão ampliando a ‘estação de transbordo’.

Sei que não adianta falar de crime ambiental num lugar com Fiscalização Zero; numa cidade cujo patrimônio natural está sendo destruído a cada ano.

Mas isso é mais um dos tantos crimes ambientais praticados por aqui e que envolve questões de higiene e de saúde pública...

Até quando seremos coniventes com isso?



5 comentários:

Anônimo disse...

Não basta esta "mania" da COMCAP, horrorosa por sinal!, mais as pessoas depositarem seus entulhos em qualquer espaço, seja público ou privado.
Falta educação PARA TODOS!

Anônimo disse...

e é essa situação em toda a ilha da magia, parece c ultural. meu deus!

ruana

Ricardo L disse...

Ana favor se informar melhor antes de criticar, poderias sugerir pois falar mau disso, culpar aquilo é facil,
e no feriado teve coleta sim,
será que não tinha carro na frente deste lixo?
será que não seria melhor sugerir para o representante da comcap em canasvieiras que colocassem contentores para resolver o problema,
ou até mesmo o vereador DINHO que é representante do bairro e esta diariamente na comcap de canasvieiras.

CRITICAR É FACIl, NEGOCIO É SUGERIR E COBRAR!

vlw

Iara disse...

Francamente, senhor Ricardo L.!
A quem o senhor quer enganar? Pra quem o senhor trabalha?
Que diferença faz se o lixo estava lá nesta data ou em outra? O fato é que o lixo existe e as fotos não mentem...Quanto a sugestões, por favor, não nos subestime, estamos cansados de sugerir, criticar, solicitar, pedir, exigir e nada é feito. E o Dinho, não devia estar trabalhando, vendo os problemas de perto já que ele é o "representante" do bairro? Ou é mais fácil e mais cômodo ficar na sede da Comcap espeeeeerando que o povo mostre a ele o que tem que ser feito?
Mais uma vez, senhor Ricardo L.
NOS POUPE!

Iara

Equipe do soscanasvieiras disse...

Talvez você não tenha acompanhado o trabalho do soscanasvieiras desde sua criação. Além da nossa "briga" com a Casan para resolverem o problema grave de contaminação das praias, solicitamos limpeza em terrenos baldios,ruas, praia, pedimos chuveiros e banheiros nas praias, mais segurança, educação, fiscalização em (todos os sentidos) juntamente com campanhas de conscientização, etc.etc...etc...,.!
Agora perguntamos: O que foi realmente feito? MUITO POUCO, ou quase nada..mas o nosso trabalho e nossa luta foram intensos. E aos "trancos e barrancos", continua!
Não tem SOS que dê conta dos graves problemas, quando a população não faz a sua parte!
Dê uma repassada no nosso blog, por favor! Está tudo registrado.