terça-feira, 30 de agosto de 2011

Liminar vai preservar Guarda do Embaú

Procuradoria da República obteve na Justiça Federal liminar favorável para que seja realizada vistoria completa nos sistemas de esgotos de residências, estabelecimentos comerciais e industriais na Praia da Guarda do Embaú, no município de Palhoça.
O objetivo da vistoria é verificar a eficácia e a regularidade dos sistemas individuais de tratamento de esgotos. A Ação Civil Pública foi proposta contra o Município de Palhoça e a Fundação Cambirela de Meio Ambiente (FCAM), com o objetivo de buscar uma solução eficaz e permanente para a situação de poluição do Rio da Madre e da própria Praia da Guarda do Embaú.
Na ação, a procuradora da República Analúcia Hartmann requer que o Município seja condenado a implantar, no prazo de dois anos, rede coletora e de sistema completo de tratamento de esgotos sanitários para a Guarda do Embaú. O Município deverá, ainda, lacrar as ligação diretas de esgoto no sistema de drenagem pluvial, no Rio da Madre ou no mar; e demolir e interditar as atividades poluidoras que verificar na vistoria.
Nota da Procuradoria informa: “Considerada há alguns anos como uma das praias mais bonitas do país, a praia da Guarda do Embaú sofre com a ocupação urbana desordenada e com a ausência de fiscalização por parte do poder executivo municipal. Desde 2002, os relatórios de balneabilidade da Fatma apontam que o Rio da Madre é impróprio para banho, contaminado por fezes humanas. A contaminação das águas por coliformes fecais é fonte de doenças tais como hepatites, diarreias e micoses, especialmente em crianças. Na região, não há sistema público de tratamento de esgotos.
Para Analúcia é “surpreendente a inércia face à degradação de uma praia tão importante para o turismo de Palhoça como a da Guarda do Embaú”. De acordo com o MPF o perigo é que ocorra um colapso socioeconômico representado pela poluição em virtude da população viver da pesca, da maricultura e, muito especialmente, do turismo.”

Nenhum comentário: