domingo, 27 de março de 2011

Pingo nos ‘i’s

Silvio Saad

Depois de ler nos jornais, na internet e ainda ouvir nas conversas informais, as diversas versões sobre a reunião (audiência pública) ocorrida no dia 22/01 último, em Canasvieiras, gostaria de contribuir com a minha visão do que considero a realidade.

- O grupo "SOS Canasvieiras" foi formado por moradores indignados com o distrato das autoridades com as condições atuais desse Balneário, que ainda é o mais importante da ilha, na recepção de turistas.

- O grupo tenta atrair todos os interessados nessa luta e elegeu alguns itens básicos, cuja resolução seria fundamental para começar a mudar o "status quo". E é totalmente apolítico.

- Cansados dos discursos das autoridades que somente se interessam em prometer providencias antes das eleições - e simplesmente desaparecem na hora de executá-las, resolveram tomar iniciativas concretas para exigir o que lhes é de direito.

Os 3 alvos iniciais são:
  • Trato da água, com fornecimento e saneamento básico.
  • Recuperação das praias, que estão desaparecendo.
  • Segurança.
- Evidentemente que essa movimentação atraiu vários grupos interessados e atingidos pelos mesmos problemas: os empresários do turismo, os comerciantes, os empreendedores prediais, os políticos, os órgãos de classe, os CONSEGs, as ONGs, etc... E não se limitou a Canasvieiras, pois todo o norte da ilha mostrou-se vivamente interessado e querendo participar, já que os problemas são comuns.

- Nesse embalo, veio o problema da "Arena Multiuso do Sapiens Park", cuja conclusão - ou não -, vai afetar toda região. E esse item foi acrescido nas prioridades a serem discutidas e resolvidas.

- A Secretaria Estadual de Esportes seria a responsável para definir o problema da arena. O secretário se dispôs a vir a uma reunião com todos os envolvidos, para ouvir as reivindicações e incluí-las no projeto. Ou então vê-lo rejeitado pela comunidade.

- Entretanto, o evento ganhou publicidade e cunho político. As diversas facções que disputam o poder municipal se envolveram e vieram participar da reunião. Entre eles o atual 'Primeiro Ministro do Municipio', o ex-secretário regional, os secretários municipais de obras, saneamento, etc. diversos vereadores e possíveis próximos candidatos, e ainda alguns jornalistas mal informados (ou com outros interesses).

- Os temas principais da reunião deveriam ter sido abordados, com ênfase para a multiarena.

- O que vamos descrever agora tem o objetivo de corrigir as notícias que foram veiculadas e que não correspondem à realidade:

  1. O Sr. Sebastião dos Santos é um dos tantos integrantes e não o presidente do "SOS Canasvieiras". Este não possui diretoria e nem um representante oficial permanente. É um grupo atuante de membros da comunidade, sem hierarquia. O Sr. Sebastião foi o apresentador do evento e preside o CONSEG de Canasvieiras, é morador do bairro. E ligado ao DEM.
  2. Os representantes da prefeitura não foram hostilizados ou desrespeitados. Simplesmente, tiveram o mesmo tratamento que dispensaram ao norte da ilha, nos últimos 6 anos.
  3. Apesar de a Multiarena ser uma obra importante, que possui o apoio de todo o "trading " comercial da região, não pode ser implementada sem que outras providências sejam tomadas, para não torná-la inviável. São elas: o acesso rodoviário, estacionamentos, adequação das instalações a todas as necessidades para este tipo de empreendimento e, principalmente, às três principais reinvindicações da comunidade: saneamento básico, segurança e recuperação das praias, aplicadas no bairro todo.
  4. Deve-se pensar também na adequação da rede hoteleira e de restaurantes para esse turismo de eventos (ou de inverno).
  5. Nesse sentido, o Secretário Cesar Souza Jr., demonstrando notável perspicácia percebeu a obviedade das reivindicações e fez uma proposta concreta para ajudar a encontrar a melhor forma de resolver o que estava sendo apresentado.
  6. A Prefeitura, ao tomar conhecimento dessa situação, também deveria envidar seus melhores esforços para ajudar a tirar essa importante região da cidade - são 120 mil moradores - da situação em que se encontra. Caso contrário, pagará o preço nas próximas eleições.
  7. Os políticos que estavam presentes ao evento agora deverão mostrar serviço, se não quiserem ver arruinadas suas chances de obter votos na região.
  8. E, finalmente, a CASAN, grande responsável pela maioria dos problemas da região, deveria parar de tentar "tapar o sol com a peneira" e agir efetivamente, sob pena de sofrer sérios revezes. A começar com a suspensão do pagamento da " taxa de esgoto" - serviço pelo qual ela recebe ilegalmente, pois não o executa.
No mais, coloco-me à disposição para esclarecer ou discutir as dúvidas que ainda existam.

Silvio Saad
Eco&Ação - Ecologia e Responsabilidade
silviosaad@ecoeacao.com.br
(048) 9156-3735
www.ecoeacao.com.br

13 comentários:

RICARDO disse...

Estive nesta audiencia. Saí dela muito mais confuso do que quando cheguei, as discussões estavam acaloradas. Mas uma coisa teria que ficar clara. Não era o momento de discutir sobre saneamento. Se alguem prometeu esta discussão, não deveria.O SOS defende o saneamento e não gostou, foi o que entendi.
Os empresarios naquele momento não queriam discutir esgoto, queriam discutir o futuro da arena multi-uso.

Anônimo disse...

Concordo, na reunião teve que os políticos gostam "desorganização", vários assuntos discutidos no mesmo tempo, isso ofusca o foco e as autoridades aplaudem.
Na próxima reunião, seja feito com pessoas convidadas envolvendo todos esses grupos, as pessoas somente responsáveis pelo assunto "x".
O SOS tem que tomar cuidado para não ser mais um grupo, dos tantos que já se formaram. Priorizaram o esgoto e praias, aprofundam nesses itens e vão buscar soluções. Segurança tem o CONSEG, se o mesmo não resolve como podemos confiar já que o Tião faz parte dos dois.
Caso contrário o SOS vai se mais uma ACIF, AMOCAM, CONSEG, etc.
Força SOS só não se perca no caminho.

João disse...

De que adianta um centro multiuso sem saneamento básico?
Sem estrutura?
Canasvieiras tá uma vbergonha...suja, cheia de terrenos abandonados com pragas, falta banheiros, chuveiros na praia, falta faixa de areia, não temos uma praça sequer, as lixeiras quebradas, os reataurantes, pousadas, supermercados, hoteis, comercio em geral, tudo CARISSIMO, ou seja, uma total exploração ao turista.
Claro, esta é a cultura. Desesperados, os moradores querem aproveitar os poucos dias de turismo e FATURAR a qualquer preço.
Tem que haver mais essa mudança.
De mentalidade!
Caso contrario, não vai adiantar nada uma arena bem equipada, ninguem vai entyrar no bairro nestas condiçoes...

Anônimo disse...

Seria como comparar a arena a um centro comercial chique ao lado de uma "favela"????

Bonitão

Anônimo disse...

O sos está perdendo a linha, quando a AMOCAM apareceu ela quiz resolver tudo, cade oque foi resolvido, ai veio a ACIF, com pompa etc, tudo será resolvido, nada, agora surge o SOS CANASVIEIRAS, nome com pompa começou bem apertou e conseguiu uma ficalização do esgoto de canasvieiras, com isso agora quer abraçar tudo e vai ser a mesma coisa das outras. tem que ter foco, montar prioridades, a SOS estava certa focada no esgoto, continuem nisso, não vão atraz de alguns que vão até vocês reclamar disso e daquilo. vão acabar sendo mais algumas figurihas.

Anônimo disse...

Como reclamam.....
apontam oque fizeram de concreto até hoje...vocês que reclamam...
fazem, cobrem, não só reclamar.

"Seria como comparar a arena a um centro comercial chique ao lado de uma "favela"????

Bonitão"

Que dizer de uma fraze dessas.
Reclamem......

Mayer disse...

Pelo que sei, o sos está focado no saneamento. Porém, nada o impede de apoiar outras ações que beneficiem o norte da ilha e, quiçá, Florianópolis.
A exemplo do primeiro mundo, o sos está indo à luta, saindo de sua zona de conforto e procurado outras comunidades para apoiar suas lutas e mostrar às autoridades que só com união é que se consegue mais justiça e dignidade.
O sos não aceita o "isolacionismo", o "personalismo", não quer ser melhor do que ninguém, que bom se TODOS os grupos agissem assim.
Mas não...tem gente que prefere "anonimamente", criticar, jogar lenha na fogueira. Deveria era aparecer nas reuniões,dar a cara a tapa, ir às ruas, participar das audiências, dar sugestões, ajudar a executá-las. É muito fácil e muito cômodo ESPERAR que os OUTROS façam algo pela melhoria de condições da comunidade.
Será que é muito difícil reconhecer isso?
Que bom que o sos tenta realizar ações junto com acif, conseg, empresários, hoteleiros, ongs, políticos, imprensa, órgãos públicos,...etc....!
Se o sos erra, é tentando acertar, como acontece com qualquer um.
Anônimo bonitão, por favor, abra sua percepção e ajude quem quer o seu próprio bem, seja companheiro, amigo, preocupado com o bem comum, não adversário. Suas críticas levianas não ajudam em nada.

Mayer

Mariana disse...

Fecho com o Mayer e acrescento: O que atrapalha e desintegra os grupos são os "ismos": personalismo, exclusivismo, isolacionismo,... e o mais nefasto de todos: RADICALISMO.
Há que ter-se cuidado, jogo de cintura, bom senso e diálogo.
É um longo caminho até aprender esta arte.
Vão em frente pessoal do sos.

Mariana

Anônimo disse...

vão na onda do Tião que estão, lascados, não cuida do conseg, agora que resolver da arena.
pelo que eu li, vocês estão engatinhando sobre a realidade da arena

Anônimo disse...

Gostei muito do comentário da D.Sandra opa!! Não é Mayer

Sandra disse...

Nossa! Obrigada!
Mas não esqueça que de sobrenome Mayer existem MUITOS:
Lorena, Camila, Guilherme, Mirian, John Mayer, José Mayer, Pedro, Ricardo...e na Alemanha, Mayer é como "Silva", no Brasil.
Claro que para um leitor mais "antenado", o estilo literario de quem escreve pode ser um indício.

Sandra Petersen

Anônimo disse...

Espero que esses comentário não sejam feitos pela mesma pessoa !!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Com tanta coisa pra se preocupar com esgoto, inseguramça, turismo, e ainda tem gente que fica perdendo tempo com estas muidesas, tipo quem comenta ou quem não comenta.
Francamente néh?

Lêfsh