terça-feira, 29 de março de 2011

O cenário nebuloso de Canasvieiras!

Ana Echevenguá

A audiência com o Secretário de Turismo Cesar Souza Júnior, em Canasvieiras – promovida pelo CONSEG Canasvieiras e pelo Movimento SOS Canasvieiras -, foi de suma importância para o futuro do bairro.

O resultado foi positivo: o Secretário sugeriu a criação de 2 comissões distintas para conversar com o governador do Estado sobre os maiores problemas que a comunidade experimenta: a paralisação das obras do Centro de Eventos e a poluição, provocada pelo lançamento de esgoto in natura nas praias.

A realidade quanto ao Centro de Eventos

É inegável que ele é de suma importância para Canasvieiras e Florianópolis. Mas, não tem data para ser entregue; ou para a retomada das obras. Assim, é impossível precisar quando ele começará a gerar os frutos esperados. 2015, 2030, 2050? Não se falou em datas!

Devido à má administração pública – prática reiterada por essas bandas -, o Centro, hoje, é apenas um esqueleto de concreto na entrada de Canasveiras. Pode, no máximo, servir de abrigo pros sem-teto que perambulam por aqui.

Alguns depoimentos importantes

1. Segundo o Secretário Cesar Souza: - a Secretaria de Turismo tomou ciência do problema com o Centro de Eventos quando foi procurada pela Caixa Federal, manifestando preocupação com a paralisação das obras em função de um convênio de 7 milhões e 800 mil reais que existe entre a Secretaria e o Ministério de Esportes. E a preocupação é que possamos perder este financiamento.

Minhas dúvidas:

- o que é preciso fazer para evitar a perda do financiamento?

- em que momento foi perdido o contato entre a Caixa Federal, Secretária Estadual de Turismo e o Ministério de Esportes já que estamos diante da uma das maiores obras já previstas para SC?

2. Segundo o ex-secretário Galina: – havia recursos previstos no orçamento de 2010, de 7 milhões e 500 mil reais - para a execução da obra. Por problemas de caixa, o secretário do planejamento e da fazenda, junto com o governador Pavan, dividiram por 2 esta previsão do orçamento. Por isso, a obra paralisou. (...) Há previsão, no orçamento de 2011, para a continuidade da obra.

Minhas dúvidas:

- se há previsão no orçamento de 2011, qual a data da retomada das obras?

- quais as garantias que teremos de que a verba prevista no orçamento de 2011 não será desviada devido a ‘novos problemas de caixa’?

- olhando a obra, no estado em que se encontra, dá pra enxergar que foram investidos 3 milhões e 750 mil reais (a metade do orçamento previsto em 2010)?

- o Tribunal de Contas foi informado desse desvio de verba?

Tais depoimentos estão gravados. Comecei a fazer isso depois de ouvir inúmeras vezes: ‘eu não disse isso; não coloque palavras na minha boca’. Gravo – com imagem e som - e coloco à disposição de qualquer interessado.

Não vou falar do circo da tropa de choque da Prefeitura, que compareceu na audiência pra tumultuar e alterar a verdade dos fatos e induzir a comunidade em erro. Aquela prática que, no Direito, chamamos de litigância de má-fé. Tentaram, mas não conseguiram, transformar o evento num palanque eleitoreiro.

Um aviso aos sabujos da Prefeitura: por causa do descaso de vocês, Canasvieiras tem esgoto no mar e na areia. Mesmo que isso gere problema no nosso bolso e na nossa saúde, o esgoto não subiu à nossa cabeça. E pretendemos mudar a vergonhosa situação que nos é imposta. Quem mora aqui, quem ganha seu pão de cada dia aqui, sabe que – por enquanto - nosso cenário é nebuloso, como bem expõs Luiz Falcão de Moura, da ACIF-Reginal de Canasvieiras: “a temporada é curta; as praias são poluídas; as areias, escassas; não temos saneamento básico; sem fiscalização; sem segurança; sem câmeras... e sem Centro de Eventos”.

Mas, estamos na luta pra reverter este quadro.

Ana Echevenguá, integrante do Movimento SOS Canasvieiras, presidente do Instituto Eco&Ação ana@ecoeacao.com.br. www.ecoeacao.com.br.
Ana Echevenguá - advogada ambientalista - OAB/SC 17.413
ana@ecoeacao.com.br
Instituto Eco&Ação - www.ecoeacao.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Ana

Lendo tudo isso, o que falta é o alvo, estão atirando para todos os lados e na verdade tem que saber quem é o alvo.

Lya disse...

Também eu lendo o final fico questionando, a temporada é curta, não temos faixa de areia,....e os comercientesa, desesperados, cobram o olho da cara por seus produtos, e depois quem paga esta conta somos nós, moradores do bairro.

Lya Priva

Anônimo disse...

Não consigo fazer compras em Canas. Tudo é muito caro!

Turista Magda