quinta-feira, 31 de março de 2011

Mais pingos nos 'i's

Vamos aos fatos históricos. Lembrem-se: contra fatos não há argumentos.

Há 15 anos, foi iniciada a Beira-Mar Sul, que ligaria o Centro ao Sul da Ilha. Foi terminada uma fase, a mais difícil, em 8 anos; e inaugurada inclusive com os túneis, que seriam as "Obras de Arte" com maior grau de dificuldade .

E, aí, tivemos uma belíssima Via Expressa, ligando o Centro à Coisa Nenhuma.

Demorou mais 4 anos para se fazer uma simples conexão entre o trecho (2 Kms) em que a obra terminava e sua ligação com a Estrada do Rio Tavares e a Via do Aeroporto. O famoso trevo da Seta.

Mais 2 anos e foi feito 1/2 viaduto, um escárnio contra os moradores do sul da ilha.

Os congestionamentos foram se avolumando. Prefeitura e Governo do Estado que, nos primeiros 6 anos, viveram de mãos dadas, ficaram um desculpando o outro, pela total inércia e omissão.

Foi terminada a outra metade do viaduto e descobriram que não serve para nada; foi somente para transferência dos congestionamentos: agora, eles se situam em cima do tal viaduto.

E o pior: acabada a "lua de mel" entre os dois poderes, assistimos à troca de acusações sobre quem é responsável pelo quê.

A única verdade incontestável é que não houve um mínimo de responsabilidadede, ou de preocupação com os interesses dos usuários e moradores. planejamento zero, nenhuma competência e desentrosamento completo, entre os responsáveis por essa obra. Gerido por gente séria, com o dinheiro que foi gasto, teria sido completada em, no máximo 2 anos, e com 2 pistas, com certeza , até o Campeche.

Este mesmo grupo de participantes propôs a Execução da Arena Multiuso de Canasvieiras. Querem fazer o mesmo que fizeram lá. Ou seja, fazem a Arena, mudam os planos, terminam quando e como quiserem.

De novo: Planejamento Zero. Quando terminarem, vão pensar em resolver o problema do acesso dos carros que, hoje, já é terrível quando existe qualquer evento. Inicia a temporada de verão e o trânsito não anda.

E o estacionamento para as 35 mil pessoas , previstas nos eventos ?

E a hotelaria? Irão prestigiar a rede hoteleira existente ou vão licenciar novos hotéis adaptados aos caixas de campanha?

Precisamos falar da infra-estrutura. Não só do Parque Sapiens, mas de todo o norte da Ilha.

Como deixar o problema do abastecimento da água e a solução para o tratamento de esgoto conviver com esse empreendimento? E o desaparecimento das praias? E a falta de segurança?

Por isso, o objetivo dos moradores de Canasvieiras, organizados, deve ser um: qualquer projeto previsto para o bairro SOMENTE poderá ser executado se abranger TODOS esses aspectos, concomitantemente.

E devem ser concluídos todos juntos, com prioridade para as obras de saneamento.

Entendo, portanto, que é urgente a criação de uma "Frente do Norte da Ilha" que consiga determinar suas prioridades, atendendo às reinvindicações da maioria, com discurso e ação unificados.

4 comentários:

Anônimo disse...

Planejamento é tudo!

Mas cadê?

Ai da no que se vê no texto.

Nelson disse...

COM RELAÇÃO A ARENA EU APOIO A IDEIA ORIGINAL COM MULTIPLOS USOS E NÃO A QUE ANDA RONDANDO POR AÍ.
EM REUNIÃO COM O SECRETARIO CEZAR SOUZA JR. FICAMOS DE FORMAR UMA COMISSÃO PARA AVALIAR O PROJETO JUNTO COM OUTRAS LIDERANÇAS E SÓ DEPOIS PEDIRMOS SUA IMPLANTAÇÃO. TUDO ISSO SEM ESQUECER QUE O FOCO DO SOS CANASVIEIRAS É O SANEAMENTO E SEM QUE SE RESOLVA ESTE PROBLEMA, TAMBÉM NÃO QUEREMOS A ARENA.

Anônimo disse...

É um pouco tarde dizer se quer ou não a ARENA, fizeram tanto barulho e o motivo e Dinheiro e não projeto, estando contrata ou a favor nesse momento muda pouco.
O projeto da arena existe, falta do anexo, por esse sim podem mudar e dar sugestões.
Se colocar contra a ARENA é ser no minimo infantil, sabendo o quanto foi lutado por ela.

Roberto

Iara disse...

Você não entendeu nada...leia com atenção o post, analise, constate que nesta ilha do "pode fazer quase tudo", de qualquer jeito, isto sim, é que está acabando com a cidade.

Iara