quinta-feira, 31 de março de 2011

Fiscalização zero

Diário Catarinense, 31 de março de 2011, página 5.

Fiscalização zero
Moacir Pereira

A precariedade dos serviços de telefonia celular no Estado recebeu um bombardeio de críticas do deputado Edison Andrino de Oliveira (PMDB) na Assembleia Legislativa. Com inteira razão. O assunto é de alto interesse e deveria merecer mais atenção dos políticos e das autoridades. A começar dos senadores e deputados federais de SC. Afinal, o controle e a fiscalização do sistema telefônico é de responsabilidade federal, e as deficiências são apontadas por milhares de usuários.

Não só na telefonia móvel. Os serviços bancários oferecidos pela rede pública carecem de avaliação do Banco Central e dos parlamentares. O sistema de televisão a cabo também não foge destas anomalias. Também, por falta de fiscalização. De igual forma, a Celesc e a Casan, no plano estadual, continuam devendo muitas respostas aos consumidores.

Sobre a Casan, há pouco a comentar, tal o nível de paradoxo de suas atividades. A estatal atende pelo pomposo nome de Companhia Catarinense de Água e Saneamento. Imaginava-se que fosse tratar com alguma competência do sistema de esgoto. Pois descobriu-se, agora, que a Casan é uma das maiores poluidoras das praias da Ilha de Santa Catarina.

Durante reunião na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, veio a revelação de que a empresa implantou a rede de esgoto nos Ingleses, a maior da Capital, mas não construiu uma estação de tratamento. Resultado: ninguém pode fazer a ligação de residências, hotéis, lojas, etc. E os que ligaram lançam os detritos no Rio Capivari e no mar. Solução? Somente com a construção de um emissário submarino. Não há projeto concluído. Quer dizer: o emissário fica para o governo que vier depois de Colombo. Até lá, a poluição, criando problemas de saúde pública, vai continuar.

Um comentário:

Sandra Petersen disse...

E quem acredita que os emissários vão resolver?
Tenho convicção que não! Vão é poluir mais ainda.
Quem viver, verá....

Sandra Petersen