segunda-feira, 7 de março de 2011

Nosso primeiro “Arrastão do Bem”

Ana Echevenguá

Segundo a Sandrinha, “este foi o primeiro de uma série”.

A turma do SOS Canasvieiras cumpriu o prometido: no domingo de carnaval, vestiu a camiseta, foi pra areia da praia e, do Canto das Pedras ao Trapiche, recolheu o lixo jogado no chão e distribuiu panfleto para os banhistas.

Duas horas de alegria, risos, troca de informações, ... Muitos bateram palmas e fotografias, como se estivéssemos na passarela do samba! Muitos manifestaram interesse em ingressar no grupo... e pediram que o evento se repita nos próximos domingos.

“Foram tantas emoções”, como diz o Rei:

- o sol ficou atrás das nuvens, por um bom tempo; a chuva ameaçou, mas não caiu;

- um menino de 8 anos me abordou: “Isso é um protesto. Eu também quero carregar um cartaz junto com vocês!”;

- Vitória e Pietro, também de 8 anos, nos acompanharam até o final. Juntaram muito lixo, inclusive cocos jogados na areia;

- Falcão disse que vai fazer um samba-enredo pro soscanas;

- um turista queria saber qual a parte da praia era própria pra banho porque ele só havia encontrado uma placa em toda a extensão;

- os salva-vidas pediram que deixássemos uma das faixas com eles. A Sandrinha fez isso, ao final;

- o Ricardo me ensinou que uma garrafa de vidro leva 750 anos pra se decompor na natureza;

- a Marisa disse: será que essa gente não entende que o mar devolve a bagana de cigarro porque o mar não é fumante???

Hoje, a Sandrinha desabafou: “Limpamos a areia na ida. Na volta, já estava suja novamente; com os chamados microlixos (bitucas de cigarro, canudinhos, tampinhas, papeizinhos...).

Claro que não deu pra recolher o esgoto jogado na praia, nem os coliformes fecais, ... Mas passamos o nosso recado: queremos a praia limpa!

E vamos lutar pra que isso aconteça agora e não em 2030!

6 comentários:

Mirian disse...

Camila quase nem dormiu porque tinha ido curtir uma balada com amigos, mas estava firme, acompanhando o grupo.
Guilherme e Natalia chegaram de madrugada de São Paulo e também cumpriram com o prometido, distribuindo panfletos, carregando banner, fotografando.
Eles, apesar de jovens, já se conscientizaram que as boas causas precisam de mobilização.

E eu, daqui de Sampa,tia "coruja e orgulhosa" acompanhando as notícias pelo blog, pelas fotos e torcendo por todos que trabalham por Canasvieiras.

Parabéns!

Mirian M. Mayer

Anônimo disse...

IMPRESSIONANTE!!!!!
Se fôssemos dar o "OSCAR" ao lixo que mais se "prolifera" na areia da praia, com toda a certeza do mundo o "OSCAR VAI PARA...." -As pontas de cigarros enterradas e jogadas na areia-!
Que vergonha...depois os fumantes se acham discriminados...TAMBÉM!!!!

James Pizarro disse...

O cigarro é um cilindro de papel que tem numa ponta uma brasa e na outra ponta um...imbecil ! (autoria desconhecida)

Anônimo disse...

Casan: maior poluidora da Ilha
8 de março de 2011

O prefeito Dário Berger está disposto a aplicar penalidades mais rigorosas contra a Casan, que continua poluindo as praias da Ilha de Santa Catarina, liberando esgoto de suas estações de tratamento.

O assessor de imprensa da Secretaria da Saúde, Caê de Castro, enviou e-mail dizendo, contudo, que o prefeito nada tem a ver com a briga. Confira: “Caro Moacir,

O Prefeito Dário Berger não tem nada a ver com essa briga com a CASAN, que começou a partir da nota publicada no seu blog nascida de uma breve conversa com o secretário da Saúde da capital, João Candido da Silva.

Desde 2007, quando as ações de vigilância sanitária em Florianópolis passaram totalmente para o controle da Secretaria da Saúde deste município, a mesma tem emitido sistemáticas multas contra a CASAN. Esta é uma decisão meramente técnica. O dr. Candido destaca que se a CASAN não fosse um órgão estatal já teria sido fechada por descumprir a legislação desta área. Jornalista Caê de Castro, Assessor de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Florianópolis”.

http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/2011/03/08/casan-maior-poluidora-da-ilha/?topo=67,2,18,,,67

Iara disse...

Até porque se continuar do jeito que tá, em 2030 não existirá mais praia nenhuma, nem em canas, nem na ilha.
A exemplo da Praia Mole, temos que ser severos e não deixar que as pessoas emporcalhem o espaço onde se acomodam para curtirem o mar e sol.

Iara

Belinha disse...

Uma vez fui à Praia Mole e na ignorância de então, levei meu cachorrinho (porte pqueno).
Nem bem botei meu pé na areia, veio um surfista e me informou que não podia levar cachorro lá em hipótese alguma. No mesmo instante peguei meu animalzinho de estimação no colo, andei pela praia por alguns minutos. Não reclamei e entendi. Naquele momento admirei a atitude daquele que, mesmo sendo mal in terpretado, faz o possível para zelar e preservar o meio ambiente.
Que bom seria se TODOS entendessem atitudes assim!
Parabéns ao grupo do SOS CANASVIEIRAS!

Belinha