domingo, 6 de março de 2011

Águas Envenenadas

No atual cenário turístico de nossa capital, afetado pela total insegurança, trânsito caótico e ruas esburacadas, sobressai o violento desequilíbrio ambiental, com incalculáveis prejuízos. O foco central, lembrando apenas um caso de política doméstica, deve ser a avaliação dos perigos que implicam as constantes rupturas das escuras águas do Rio do Braz, trazendo um cheiro insuportável, já que situado entre as praias de Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus, das mais frequentadas por turistas. Daí surge grande impacto negativo na área socioambiental: poluição das águas do mar, contaminação da qualidade da areia e do ar, comprometimentos extremos, com esgoto in natura, com coliformes fecais visíveis.

Na realidade, a água do mar, neste recanto dito paradisíaco, mistura-se com o lixo e dejetos. Em dias de chuva é uma verdadeira fossa a céu aberto. Imagina-se o quanto de doenças não deve provocar e quantas crianças não são infectadas com viroses, num flagrante desrespeito à cidadania. O problema existe há muito tempo, sendo caso de saúde pública número um. E não é ruim só para os turistas, atinge também os comerciantes, os frequentadores do trapiche e mesmo aqueles que costumam praticar esportes no local. Torna-se um ambiente péssimo para todo mundo.

Verdadeiro absurdo. E instituição ou órgão ambiental algum se preocupou em solucionar o descalabro. Várias denúncias de contaminação do rio foram feitas, sendo que, para seu conforto, as autoridades corresponsáveis subdimensionam os graves danos ambientais. E olha que o meio ambiente foi elevado à categoria de bem de uso comum a todos, essencial à sadia qualidade de vida. É, enfim, a verdadeira decomposição de quaisquer princípios éticos, carência absoluta de autoridade e humanização das pessoas, na constatação da sabedoria popular.

VOLNEI CARLIN* | *DOUTOR EM DIREITO, DESEMBARGADOR APOSENTADO

5 comentários:

Sergio disse...

Muito triste ver o rio do braz desta maneira...sem poder respirar, sem vida. Há tempos atrás, até peixe se pegava ali. Hoje, lixo em abundância e cocô boiando...!!!!

Sergio

Anônimo disse...

o que deve ser dito é que o esgoto de canasvieiras esta chegando em jurere internacional,te garanto que o ggoverno vai fazer algo

Anônimo disse...

Ah sim!!!!
Já ouvi falar que em Jurerê Internacional o "buraco é mais embaixo"....quero dizer: lá o coliforme é de marca...INTERNACIONAL.

Anônimo disse...

Mas é claro que devemos nos preocupar com o nosso Rio do Braz, afinal os nossos vizinhos de Jurerê nada teem a ver com a nossa poluição, portanto, não queremos que a poluição daqui vá pra lá!

Anônimo disse...

E de onde vem o esgoto que polui o rio do Braz? Alguém sabe com certeza?