terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

FATMA informa: Canasvieiras tem muito esgoto na praia!

Ana Echevenguá

O último boletim de balneabilidade produzido pela FATMA-SC (órgão estadual fiscalizador e licenciador) comprovou o que os freqüentadores de Canasvieiras, no norte de Florianópolis-SC, já sabiam: tem esgoto na praia.

(Eu já coloquei vários vídeos no youtube mostrando esta fétida e insalubre situação).

As análises de água comprovaram que o número de coliformes fecais estava acima de 2.000 por 100 ml em todos os pontos monitorados regularmente.

A culpa é de quem?

Claro que ninguém vai falar que é da CASAN, a empresa que é paga para coletar e tratar nosso esgoto. (E que não cumpre suas obrigações!)

Aliás, um dos diretores da CASAN, em uma vistoria realizada em Canasvieiras, por força de inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Estadual, disse que a nossa poluição é fictícia!!!

Buenas, seu diretor, a FATMA já comprovou que a poluição é real. Mas a culpa – mais uma vez - é da chuva. Ou seja: “As chuvas fortes verificadas no Estado comprometeram a balneabilidade principalmente nos pontos monitorados em Florianópolis”.
(http://www.fatma.sc.gov.br/)

A coisa ta feia! Ta fedida! A FATMA alega que orienta os “banhistas a manterem uma postura de precaução em virtude das fortes chuvas ocorridas, evitando principalmente os locais que apresentem águas paradas, estagnadas ou nos pontos de chegada de rios, valas ou tubulões, principalmente em locais densamente povoados...”.

“Orienta”? De que forma? Quando? Onde? Nem as placas indicando que os pontos monitorados são impróprios para banho estão na praia.

Claro que isso não é notícia de jornal, pra não espantar o turista. Mas o coitado fica sabendo da forma mais dolorosa: com vômito, mal-estar e diarréia.

Aí, quando não dá mais pra esconder, os jornais falam de “virose típica de verão”. A gerência de Vigilância Epidemiológica confirmou que isso está ocorrendo em toda a cidade: “De dezembro do ano passado até ontem (27 de janeiro de 2011), foram 3,9 mil atendimentos de casos de virose gastrointestinal nos postos da Secretaria Municipal”.
(http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3190143.xml&template=3898.dwt&edition=16383&section=213)

Trata-se de um caso de saúde pública em que a Administração Pública já deveria ter decretado a interdição da praia.

Mas, isso prejudicaria os interesses econômicos de muita gente que – de forma consciente – está matando a “galinha dos ovos de ouro”!

Ana Echevenguá, advogada ambientalista, presidente do Instituto Eco&Ação e da Academia Livre das Águas, e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website: http://www.ecoeacao.com.br.

9 comentários:

Iara disse...

Agora à tarde, conversando com uma moradora de Canasvieiras, concordamos as duas que não dá nem vontade de ir à praia.
Que pena!
Realmente estão matando a galinha dos ovos de ouro.
Iara

Darlei disse...

Bom dia Ana

A sos já deu o primeiro passo, agora vão ter que discutir o segundo.
nesta época de temporada fica dificil algum tipo de manifesto mas em março com a sociedade mais tranquila, pode se fazer uma grande manifestação, grande mesmo de parar uma sc401 por 12 horas, algo que repercute, não para os turistas que em parte não tem nada com isso, mas sim as autoridades responsáveis.

Darlei

Sandra Petersen disse...

Tá na hora, aliás, tá passando da hora da população tomar "as rédeas" da situação e exigir seus direitos. Não se concebe mais, nos dias de hoje, com tantos abusos, deboches, pouco caso, a população continuar APÁTICA e ESPERAR que meia dúzia de representantes (no caso, o pessoal do soscanasvieiras) fazer alguma coisa.
Tem gente que ,quando fica sabendo de alguma ação, comenta assim:" QUE BOM QUE TEM PESSOAS FAZENDO ALGO POR CANASVIEIRA."
Ora, é a união que faz a força...isso é desde o tempo que se "descobriu a roda".
Quero só ver se quando fizermos uma manifestação (como fechar a 401), vamos ter APOIO e NÚMERO de pessoas, ADERINDO.
Ou vão nos deixar sozinhos, feitos BOBOS DA CORTE.

Sandra Petersen

Cássia disse...

NOSSA! Sandra,
Quanta injustiça. Quando teve uma audiencia aqui em dezembro, se não me engano, não sabíamos, nem ouvimos falar. Quando soubemos já tinha acontecido e ninguem nos convidou. Teriamos ido em massa se soubessemos.
Façam uma coisa bem divulgada e bem organizada que todo mundo vai.
Conheço gente que foi em algumas reunioes e não tinha lá nem mesmo o pessoal do soscanas. E aí?

Cássia

Sandra Petersen disse...

Sra. Cássia,
A audiência com o promotor Dr. Rui não foi em dezembro e sim em 08 de novembro.De 2010!
Graças ao extenuante trabalho de divulgação por parte dos componentes do SOS CANASVIEIRAS tivemos o salão de convenções do Hotel Moçambique lotado.
Mas para nós, FOI POUCO.
O resultado do nosso esforço e empenho deveria ser coroado com uma MULTIDÃO de pessoas, do lado de fora, com faixas, cartazes, palavras de ordem, enfim, mostrando às autoridades a nossa insatisfação perante o desrespeito com que somos tratados ANO APÓS ANO.
É muito fácil, depois que passa um evento, ouvirmos falar que NÃO SABIA, NÃO FUI CONVIDADO...ou, PASMEM! Naquele dia a novela estava imperdível, por isso não consegui sair de casa...
Quanto às reuniões, elas acontecem para TODOS, se não há "'quorum", a desmotivação é uma consequencia natural. Mas estamos firmes, vamos continuar nossa luta, com tropeços, mas sem perder a esperança que em algum momento as pessoas ACORDEM da INÉRCIA e dos seus INTERESSES PARTICULARES e venham ajudar, não a nós, mas a SI MESMAS e à comunidade onde estão INSERIDAS.

Sandra Petersen

Sergio Ribas disse...

É....Parece que já perdemos a capacidade de indignação, mas o pior mesmo é aceitarmos tudo como se tivesse que ser assim, ou que não vale a pena lutarmos,, porque nada tem mais jeito.

O que é esta gente toda com virose, o mar poluído, alimentos vendidos sem fiscalização, falta de infraestrutura, a areia da praia virada num lixão, os preços de tudo nas alturas ?.......

Existe uma coisa que pode dar certo: BOICOTE.

Sergio Ribas

Mariana disse...

As pessoas gostam muito de reclamar para as pessoas erradas, quando deveriam se unir em grupos e fazer a diferença.

Mariana

Lorena disse...

Muita gente é contra, mas a interdição da praia seria uma medida coerente, já que está desse jeito, e se não acontecer nada, vai ficar pior.
Tutista não é otário, também sente e enxerga os cocôs boiando....isso sim acaba com o turismo.

Lorena

Anônimo disse...

sou um turista e tive que ir embora de canasvieiras pois metade da minha familia pegou essa virose, que é causada pelo esgoto que é jogado no mar, isso é visto a olhos nus e as autorides e a imprensa como a empresa rbs anda dizendo que é uma virose tipica de verão causada por alimentos estragados. Isso é UMA VERGOHA! passando a noticia errada para a população. será que vão deixar isso seguir adiante até quando? até quando alguem morrer?