terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

FATMA divulga relatório de Balneabilidade Nº 07 da temporada 2010/2011

Relatório aponta que 64 pontos estão impróprios no Estado dos 194 pontos monitorados e 31 pontos estão impróprios em Florianópolis dos 64 pontos avaliados

A Fundação do Meio Ambiente - FATMA divulga nesta sexta-feira, 28 de janeiro, o Relatório de Balneabilidade Nº 07 da temporada de verão 2010-2011 com a atualização dos municípios compreendidos entre Itapoá, no litoral Norte catarinense, até o município de Passo de Torres, ao Sul.

Os técnicos constataram que 64 pontos estão impróprios no Estado dos 194 pontos monitorados e 31 pontos estão impróprios em Florianópolis dos 64 pontos monitorados. O resultado aponta um grau de impropriedade nos pontos verificados da ordem de 32,99% no Estado e 48,44% na Capital.

As chuvas fortes verificadas no Estado comprometeram a balneabilidade principalmente nos pontos monitorados em Florianópolis. De acordo com o responsável técnico pelas análises elaboradas pela Gerência de Pesquisa e Análise de Qualidade Ambiental da FATMA, Marlon Daniel da Silva, a incidência de chuvas prejudicou principalmente o balneário de Canasvieiras, no Norte da Ilha, que teve a totalidade dos seis pontos monitorados considerados como impróprios.

No relatório da semana anterior o balneário contava com apenas o de número 59, localizado junto à Rua Acari Margarida, avaliado como impróprio pela FATMA. Segundo Marlon Silva, no caso de Canasvieiras, o rompimento da barra do rio do Braz, entre Ponta das Canas e Canasvieiras, acabou comprometendo a qualidade dos pontos monitorados naquele balneário. As análises das amostras de água do mar coletadas esta semana nos seis pontos da praia quanto ao número mais provável (NMP) de coliformes fecais em Escherichia coli foram todas acima de 2000 por 100 ml.

Os técnicos da FATMA orientam aos banhistas a manterem uma postura de precaução em virtude das fortes chuvas ocorridas, evitando principalmente os locais que apresentem águas paradas, estagnadas ou nos pontos de chegada de rios, valas ou tubulões, principalmente em locais densamente povoados.

Nenhum comentário: