sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Desabafo

Caros (as) leitores:

Há mais de 15 anos frequento a praia de Canasvieiras, em que tenho família e amigos
residindo, onde morei por alguns anos, e venho notando há tempos o descaso e o abandono
do local pelas políticas públicas.

O balneário sofre com falta de extensão de areia, infra-estrutura escassa para receber tantos turistas, além de áreas de invasão, falta de limpeza, asfalto, calçadas decentes. O mato cresce e a água parada se acumula logo neste ano em que o País todo está em alerta para o risco deepidemia de dengue. Os buracos fazem aniversário sem que a Prefeitura os arrume. Os preços tornam-se cada vez mais exorbitantes no comércio local e o trânsito tem sido impraticávelem alta temporada. Neste ano já pudemos presenciar várias pessoas que apresentaram quadro clínico de gastroenterite após passarem alguns dias na praia. O esgoto veio a destruir
o mar dos banhistas. A Prefeitura, infelizmente, parece ignorar a situação que se instalou em Canasvieiras. A Secretaria de Turismo tem sido irresponsável, assim como a CASAN e a FATMA.

Não posso deixar de manifestar minha indignação perante a falta de segurança. O recente assassinato do turista argentino diante de sua família foi uma tragédia anunciada, pois a falta de efetivo e preparo para que a polícia patrulhe de maneira efetiva todo o Norte da Ilha, e mesmo a cidade, é do conhecimento de todos. Após o lamentável fato, havia policiais, viaturas, equipes táticas, helicópteros, enfim, percebeu-se o desejo de “mostrar serviço”, entretanto, poucos dias depois do ocorrido, já houve assaltos, arrombamentos em residências e comércios. Qualquer político que se preze faria um pronunciamento e pediria desculpas à nação vizinha, parceira em tantos empreendimentos e que há décadas envia frequentadores assíduos a Florianópolis. Foi em Canasvieiras, há 4 anos, que tive um amigo vítima de roubo seguido de morte dentro de sua própria casa. Acredito que os moradores já
presenciaram por várias vezes o uso descarado de entorpecentes. Ao que tudo indica, também há tráfico na região há tempos, e ninguém nasceu ontem para pensar que as autoridades o desconhecessem. O Secretário de Segurança Pública parece dormir diante dos fatos. A violência tem aumentado não somente aqui, mas em toda a capital. Não entendo como não há planejamento adequado para um dos principais destinos do turismo de Santa Catarina, máquina que move sua economia. A sensação que se tem é que a cada nova administração troca-se um incapaz por outro.

O cidadão não cobra nada além de respeito, pois organização, esforço, determinação e
a coragem de agir em favor do bem comum é o mínimo que nos podem retribuir já que
nesses governantes depositamos confiança. No momento, equipara-se a beleza do estado à incompetência política. Não gostaria de seguir acompanhando o desleixo das autoridades com relação a esta cidade. Desejo que as decisões corretas prevaleçam futuramente, para que a situação atual seja evitada.

Cordialmente,

Karine Weckerlim Fernandes Nonato

8 comentários:

Sandra Petersen disse...

Coloquei meus 2 comentários no outro post (também cabem lá) mas neste aqui eles servem que nem uma "luva".

Sandra Petersen

Anônimo disse...

Cada povo tem o governo que merece! Símples assim.
Átila

Graça disse...

Gostei muito deste desabafo. Resta saber se as autoridades leem e se dão a devida atenção ou dão risadas.
Mas não podemos desistir, Karine, vamos em frente.

Graça

Rodrigo disse...

Bom, eu já comentei isso em outros artigos. Tenho a impressão que o povo aqui é conivente com o descaso. Os políticos são eleitos com promessas fáceis, não fazem absolutamente nada pela cidade, espalham outdoors sorridentes como se tivessem saído do dentista a cada data festiva, parabenizando os otários que votaram neles... E quando termina o mandato, conseguem se eleger para cargos ainda maiores?

Quem reelegeu Dário Berger, talvez o pior prefeito da história de Florianópolis? Quem elegeu Luís Henrique para o senado, se a segurança pública e as estradas (SC-401, inclusive), que eram responsabilidade dele, sempre foram exemplos de abandono?

O que é necessário para o povo aprender que políticos são nossos funcionários, e não merecem o voto apenas porque vieram de "família tradicional"?

Ateliê Bicho de Mato disse...

Criticar é ótimo! Analisar , imprescindível... Participar dos movimentos sociais para engrossas o caldo e fazer pressão, exigir e acompanhar o que cada político está fazendo...mapear prá poder mudar!!!

abraço povo de Canas!

Carlos Henrique disse...

Este espaço a meu ver, é para essas manifestações como o desabafo da Karine, inclusive.
Tem muita coisa errada mas também tem pessoas corajosas que dizem o que pensam e não se conformam com o descaso.

Carlos Henrique

Leonardo disse...

Parabéns, Karine, vc conseguiu dizer o que muita gente quer dizer e não tem coragem. Parabéns tb ao sos que atraves deste espeço democrático possibilita estas manifestações.

Leonardo de Santa Cruz

Sandra disse...

Karine, dá uma olhada na parte de comentários do blog, no post Turismo e Empreendedorismo.
Lá está o convite para o 'Arrastão do Bem" que faremos, provavelmente no carnaval.
Contamos com você e com quem mais você puder levar.
Obrigada, abraços,

Sandra