domingo, 6 de fevereiro de 2011

Equipe salva-vidas em Canasvieiras

Ana Echevenguá

A praia de Canasvieiras, no norte da ilha de Florianópolis-SC está lotada. Ocupação máxima. Dinheiro no bolso para muitos. Sua areia está quase intransitável. Os banhistas juntam-se aos vendedores ambulantes, ao pessoal que aluga cadeira e guarda-sol, ao que aluga equipamentos náuticos... somado a isso, há o esgoto e água residual correndo na areia, incentivando o novo esporte denominado ‘salto sobre esgoto’.

Lembrei agora dos cachorros que ainda não aprenderam a ler ou decifrar as placas indicativas de ‘proibido cachorro na praia’.

Ah! Ontem, recebi a seguinte mensagem: “Alguém reparou nos novos moradores da praia? Estão entre a Heitor Bittencourt e o Canto das Pedras. Vi diversas barracas ali no sábado, e ontem novamente. É permitido acampar na beira da praia?"

Também ouvi alguém reclamar que lotearam a praia para o pessoal dos caiaques, dos passeios de lancha com banana boat, etc... estes ocupam uma área considerável do mar; e quem não pratica natação, não percebe.

Mas, no meio dessa confusão – que nos faz rezar pelo fim da temporada de verão – há algo muito positivo.

Refiro-me à equipe de salva-vidas que atua na nossa praia. E que está fazendo um trabalho interessante com várias crianças. Aulinhas instrutivas sobre meio ambiente, saúde, primeiros socorros... http://www.youtube.com/watch?v=3-8GDFchAGY

Segundo Rafael Ruschel, o trabalho com as crianças é bem satisfatório porque elas entendem a importância de preservar a praia, querem aprender sobre saúde e salvamento e sugerem as atividades que gostariam de desenvolver. Muitos gostam de capoeira, futebol, por exemplo...

A maior parte dessa equipe é composta de voluntários – vinculados ao Serviço Voluntário de Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina -, conforme Lei 13.880/2006 . Recebem tão somente diárias. Em Passo de Torres-SC, a prefeitura doou protetor solar ao grupo que atua em suas praias porque o governo estadual não tinha verba para fornecer esse produto.

Gente, é ou não é emocionante? Todos – crianças e salva-vidas merecem palmas e elogios.

Ana Echevenguá, advogada ambientalista, presidente do Instituto Eco&Ação e da Academia Livre das Águas, e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website: http://www.ecoeacao.com.br.

4 comentários:

Leopoldo disse...

Eu já havia comentado neste espaço, que não rezo para o final da temporada. Simplesmente, para não me incomodar, não ver nem ouvir o que não quero, não saio de casa entre Natal e Carnaval, a não ser para o estritamente necessário.
Pena que depois disso não haverá mais salva-vidas, nem crianças aprendendo ética, cidadania e praticando esportes na praia.

Leopoldo

Anônimo disse...

Eles merecem mesmo as nossas palmas e elogios. Vc tá certa, ana....

Abraços

Anatole

SOS CANASVIEIRAS disse...

Pessoal,
Um grupo do SOS CANASVIEIRAS atendeu a solicitação da imprensa (Ric/Record) para uma materia sobre poluição (Rio do Bras) e as consequencias que este problema leva ao turismo, comercio, saúde, etc...
Esta reportagem será veiculada amanhã no Jornal do Meio Dia (Hélio Costa).
Assistam!

Nelson, Tião, Camila, Walter e Sandra

Rodrigo disse...

Trabalho com crianças. Isso é motivador, pois os pequenos teem mais consciencia do que muitos adultos.

Neles está a esperança de um futuro melhor.

Já os adultos...Meu Deus!!!! Dificilmente apreendem a agir certo.
Mas claro, Isso não é regra. Existem excessões!

Rodrigo Domat