quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Casan fiscaliza esgoto irregular em Canasvieiras

Fonte: Notícias do Dia

A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), por determinação do promotor do Ministério Público Estadual Rui Arno Richter, está identificando os locais onde há esgoto sendo jogado irregularmente em galerias pluviais e, consequentemente, chegando, sem tratamento, na areia ou no mar de Canasvieiras. O problema existe há anos, conta o comerciante e integrante do movimento SOS Canasvieiras José Francisco Noceti Bittencourt. “Vínhamos pedindo essa fiscalização há muito tempo. Finalmente, está sendo feita”, comemora. A operação vai durar até depois do Carnaval.

Após encontrar as irregularidades, a Casan chama a Vigilância Sanitária Municipal para autuar os responsáveis e exigir a regularização. “Temos feito isso diariamente”, afirma o diretor do órgão, Anselmo Granzotto. Um dos lugares autuados até o momento é o Palace 1 Hotel. “Efluentes de alguns cômodos estavam sendo despejados na praia. O estabelecimento corrigiu a falha na mesma hora. Mas, por ter havido dano ambiental, será aplicada uma penalidade”, explica Granzotto. A gerência do hotel diz que não foi informada. Irregularidades também já foram encontradas em restaurantes e prédios residenciais.

Essa é, segundo o SOS Canasvieiras, uma das principais razões pelas quais Canasvieiras sofre com a poluição das suas águas. “Com essa operação, que começou em dezembro, vários pontos considerados impróprios para o banho já estão com placas de balneabilidade própria”, relata Bittencourt.

Poluição atrapalha economia do bairro

Para a comunidade do balneário mais famoso do Norte da Ilha, além dos impactos ambientais, há os econômicos, já que boa parte dos moradores vive do turismo. “Ano passado, muita gente teve diarreia e vômito após tomar banho de mar e jurou nunca mais voltar aqui”, conta Bittencourt.

E a situação continua. O aposentado argentino Elias Balas, 72 anos, descreve os mesmos sintomas e diz que outras 20 pessoas do hotel onde está hospedado também estão doentes. “Ainda falta muita coisa para ser feita, claro. Mas acho que em um ou dois anos vamos conseguir salvar a nossa praia”, acredita o integrante do SOS Canasvieiras.

5 comentários:

Mirian disse...

Sem dúvida, fruto do trabalho do S.O.S. Canasvieiras.

Mirian

Ari Silva disse...

Sim!
Mas a responsabilidade do esgoto TRATADO não é dos moradores e sim da CASAN.
Que existem irregularidades, todos sabem, porém o que polui mesmo é o que não é tratado e jogado ao mar.
Além de alimentos consumidos que não são fiscalizados, os banhos em pontos impróprios e até próprios disfarçados são os causadores de viroses que acontecem na temporada de verão.
Basta ver o movimento nos postos de saúde e farmácias.
Ari Souza

Anônimo disse...

Parabéns, sos
um passo de cada vez
Ari temos que comemorar o 1 passo, assim vamos poder caminhar,
existe vários problemas, mas só serão resolvidos dessa forma, 1 de cada vez
Abraço

Anônimo disse...

Prezados Senhores e Senhoras,

Encontra-se aberta a Consulta Pública n. 001/2011, tendo como objeto a discussão da minuta da Resolução sobre as Condições Gerais da Prestação dos Serviços Públicos de Abastecimento Água e Esgotamento Sanitário. A Consulta Pública nº 001/2011 terminará às 18h do dia 17/02/2011. Todos os documentos constam do site da ARIS: www.aris.sc.gov.br

Compreendemos muito importante a participação de todos nesse processo de aperfeiçoamento da minuta da norma de regulação, pois afeta diretamente a vida de muitos cidadãos catarinenses.

Atenciosamente,

Marcos Fey Probst
Diretor-Geral da ARIS
www.aris.sc.gov.br
(48) 3221-8800

Vinícius e Juliane disse...

Hoje tinha um numero impressionante de pessoas buscando atendimento médico em frente a clinica dom pastor.
mais uma vez, mais um ano a virose não dá trégua.
além do calor, a sujeira e poluição pra aumentar o problema.
Vinícius e Juliane