terça-feira, 30 de novembro de 2010

Problemas no Norte da Ilha

Trecho de reportagem publicada no Diário Catarinense do dia 30 de novembro de 2010, páginas 20 e 21.

Reportagem completa.

Problemas no Norte da Ilha

A Praia de Canasvieiras, a que mais recebe visitantes na temporada, passa por problemas de segurança e poluição. O argentino Carlos Malerba e sua esposa italiana Catarina Todaro vêm há 12 anos passar as férias no balneário. Para eles, o crescimento desordenado na praia está arruinando a região, que, na avaliação deles, está pior ano a ano.
— Um exemplo é isso aí — mostra Malerba, apontando para o Rio Beatriz, depósito de esgoto que desemboca no mar e cujo mau cheiro aumenta no verão.

A mesma reclamação ambiental acontece na Praia dos Ingleses nos locais que, esporadicamente, ficam impróprios para o banho. A turista Aline Sobreira, de Belo Horizonte, reclama da sujeira, lixo, esgoto e da presença de cachorros na praia.

O secretário de Turismo admite que na cidade existem praias poluídas e limpas. Segundo ele, as poluídas não são turísticas, como as baías Norte e Sul.

— Já as praias turísticas são limpas e, ocasionalmente, ficam com áreas impróprias. Isso passa pela conscientização da comunidade em manter as fossas limpas e fazer a ligação na rede de esgoto e não na rede pluvial — responde Gomes.

Para ele, a solução é uma só: gestão compartilhada das praias, seguindo o modelo de Jurerê Internacional, que possui a certificação internacional de qualidade de praia Bandeira Azul. Trata-se de uma estrutura com participação do empresariado, associação de moradores e do poder público para gerar resultados mais rápidos.

— Mas não tão rápidos para o início da temporada.

4 comentários:

Equipe disse...

VOLTAMOS A INSISTIR NO ASSUNTO BANHEIROS E DUCHAS.
É VERGONHOSO, INDIGNO, DEPRIMENTE, NÃO OFERECER AOS MORADORES E TURISTAS O MÍNIMO DE INFRAESTRUTURA.
NESTA REPORTAGEM COMPLETA ESTÁ ESCRITO QUE FLORIANÓPOLIS RECEBERÁ, NESTA PRÓXIMA TEMPORADA, UM NÚMERO MUITO MAIOR DE TURISTAS.
ONDE ESTAS PESSOAS VÃO TIRAR O SAL DO CORPO E FAZER SUAS NECESSIDADES?

SOS CANASVIEIRAS

Anônimo disse...

No mar, é claro!!!!

Iara disse...

Que desagradável. Ontem uma turma de estudantes invadiu a praia de canasvieiras (excursão de final de ano), mas ao saírem do mar, antes de entrar no Ônibus para seguirem viagem, começaram os problemas, não havia água doce para tirarem o sal e areia do corpo, tiveram que apelar para a boa vontade de moradores e desta maneira tomarem um mísero "banho de gato".
E aí, prefeitura, o que nos dizem desta situação???
Iara

Debora_Padovan disse...

Acabei de chegar aqui, faz dois meses, fic triste com que acabei de ler, mas vamos fazendo, que uma hora ah de dar certo, sempre q vou a praia levo uma sacola e e minhas filhas catamos os lixos, que deixam para trás...não seria nem necessário fazer mais campanhas para praias limpas, usou tinham q deixar limpas nao é...E povo mal educado, isto é uma vergonha!!!
Debys!!