quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Arquitetura sustentável

Artigo publicado no Diário Catarinense, 6 de outubro de 2010, página 12.

Arquitetura sustentável, por Giovani Bonetti *

Desde o início dos tempos, o homem vem ocupando o solo e usando os recursos naturais sem se preocupar com problemas ambientais ou falta de matéria-prima. Hoje, no entanto, sabemos das condições alarmantes em que se encontra a Terra, e sabemos, também, que se não adotarmos estratégias de controle da degradação ambiental, no futuro não haverá condições para habitar, confortavelmente, o planeta. Daí a importância de falarmos sobre o conceito de sustentabilidade, ou seja, da escolha de soluções em qualquer âmbito da atividade humana ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente aceitas. E a arquitetura, neste sentido, tem um papel muito especial a cumprir neste que talvez seja o maior desafio proposto aos profissionais do século 21: a sustentabilidade do ambiente construído. A arquitetura está nas pequenas e nas grandes intervenções humanas, está na privacidade das casas e no público estratosférico dos grandes conglomerados urbanos. A arquitetura guarda e protege a vida e as atividades humanas e deve, ela também, salvaguardar o planeta.

Usar técnicas como captação das águas pluviais, aquecimento solar e especificação mais adequada dos vidros nas construções, por exemplo, é tão necessário quanto projetar espaços urbanos em que as pessoas não tenham que percorrer grandes distâncias para acessar o trabalho e lazer, o que é um excelente modo de evitar a utilização excessiva dos veículos e a poluição do ar. Outro método é oferecer condições para que as edificações possam aproveitar ao máximo a orientação e energia do Sol.

Temas como estes estão no cerne das apresentações do 2º Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo, que será realizado em Florianópolis, amanhã e sexta-feira.

* Presidente da Associação dos Escritórios de Arquitetura de SC

Um comentário:

Mariana disse...

Legal! O futuro da humanidade depende de pequenas ações, em qualquer situação.
Bjs,
Mariana