quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Saneamento, por Zena Becker *

Diário Catarinense, 12 de agosto, página 10.

O saneamento básico é essencial para a vida nas cidades. Impraticável pensar em uma sociedade desenvolvida sem serviços de saneamento básico para toda a população. Nesse caso, ter parte dos moradores de uma cidade desassistida por esses serviços é demonstração de falta de visão estratégica e do conhecimento de sua importância para a qualidade de vida dos moradores. Os governantes, geralmente, não valorizam esses serviços como deveriam, talvez porque as instalações do saneamento básico não são visíveis pelas pessoas no seu dia a dia.

Um dos maiores problemas causados pela ausência de saneamento básico é o de saúde pública. A falta desses serviços, principalmente em regiões carentes, é a causa de inúmeras doenças, como cólera, leptospirose, meningite, diarreia, polio e febre tifoide. São apenas algumas das dezenas de doenças causadas pela carência do saneamento, que destroem a saúde das pessoas e, consequentemente, suas famílias, causando grandes prejuízos para toda a sociedade.

A falta de saneamento básico adequado afeta os alicerces para o desenvolvimento de uma sociedade e, na Capital dos catarinenses, prejudica diretamente uma das principais atividades econômicas, o turismo, facilmente identificada durante o verão, como, por exemplo, nos locais impróprios para banho nas praias da Ilha, um dos assuntos levantados no recente evento sobre a temporada. Em Florianópolis, as coisas parecem estar mudando. O Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico (Pmisb) hoje é uma proposta viável.

Para o município poder receber recursos federais, o projeto do Pmisb – elaborado pela empresa MPB e por técnicos do Ipuf e da Floram, e analisado pelo Conselho Municipal de Saneamento – precisa passar por sete audiências públicas e ser aprovado pela Câmara de Vereadores até o final do ano.

No site da prefeitura, a população pode dar sua sugestão.

* Presidente da Associação FloripAmanhã

2 comentários:

Carlos disse...

Este texto me faz lembrar a tragedia que foi a temporada passada. Meus hóspedes, meus filhos, meus inquilinos...todos tiveram problemas de saúde por causa da praia de canasvieiras poluída.
Carlos

Anônimo disse...

De novo esse assunto??????