quarta-feira, 19 de maio de 2010

Saneamento

Saiu na coluna do Rafael Martini, na edição de hoje (19/5) do Diário Catarinense, página 3:


SANEAMENTO

Já está nos gabinetes da prefeitura o Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico de Florianópolis. O documento foi encomendado junto a uma consultoria e traz dados preocupantes. Durante a temporada de verão, por exemplo, apenas 29,06% da população da Capital (residentes e turistas) é atendida pelo sistema de tratamento de esgoto. A estrutura, segundo o estudo, é deficiente, com cadastro desatualizado, déficit na coleta e estações de tratamento que não atendem aos padrões, além do mau cheiro.

O promotor de Justiça Rui Arno Richter, da Coordenadoria de Meio Ambiente de Florianópolis, diz que tão logo tenha acesso ao documento, pretende convidar os envolvidos (prefeitura e Casan) a assumirem suas responsabilidades pelas péssimas condições do sistema de tratamento na Capital. O presidente da Casan, Walmor de Luca, por meio de sua assessoria, diz que é leviandade afirmar que SC possui a segunda pior estrutura de saneamento do país, conforme reportagem publicada no Diário Catarinense, na última semana.

3 comentários:

Iara disse...

Se é leviandade ou não, o fato é que o número de pessoas que ficaram com problemas de saúde na temporada passada foi grande, isso foi.
E mais, nós moradores, sabemos que não devemos tomar banho de mar no verão.
A situação é muito preocupante, não resta a menor dúvida. O lado bom é que temos um promotor que está trabalhando para colocar a casa em ordem.

Anônimo disse...

É de arrepiar o mau cheiro de esgoto em lugares onde famílias inteiras tomam banho de mar. Naquele rio perto do trapiche não dá para disfarçar, é esgoto messssmo.
Carla

Gilmar disse...

Que diferença faz se é a primeira, segunda, terceira....pior estrutura de saneamento????
Não deveria ser esta a preocupação e sim o compromisso de manter o saneamento em pleno funcionamento.