terça-feira, 13 de abril de 2010

Amigos,

Como morador e empresário do ramo turístico gostaria de dar a minha contribuição para esta importante iniciativa. Que além de buscar a melhoria da qualidade de vida dos moradores do bairro tenta salvar a já combalidada atividade econômica da praia de Canasvieiras. Hoje além de dependermos da situação econômica do Brasil, Argentina e Uruguai que influi diretamente no poder aquisitivo dos nossos principais clientes temos que lutar contra:

* Esgotos a céu aberto e clandestinos que provocam viroses em 90% dos nossos visitantes (porque nós moradores já sabemos que NÃO DEVEMOS ENTRAR NO MAR NO VERÃO..??? ). Levando em conta que a média de permanência de um turista é de 10 dias, nossos hóspedes ficam 5 dias (50%) acamados derrubados por viroses, gastroenterites entre outras enfermidades.

* Caos no abastecimento de água que provoca a indignação dos moradores e clientes que pagam por serviços que não conseguimos prestar, não por nossa culpa porque também pagamos por serviços que não nos são prestados;

* Falta de segurança nas ruas, nas praias e no comércio onde ambulantes, animais na praia, arrombamentos e clonagens tranformam as férias em calvário para muitos frequentadores da nossa praia;

* Poderia citar muitos outros problemas mas os demais colaboradores já o fizeram ou farão ao longo do tempo... gostaria de reforçar que a BALNEABILIDADE (ou falta dela) será o golpe de misericórdia da nossa praia e dos nossos negócios... é i-n-a-c-r-e-d-i-t-á-v-e-l que tenhamos que discutir “a sujeira do prato onde comemos e damos de comer aos nossos familiares e amigos”...

Como acredito que não basta apontarmos os problemas se não construírmos os caminhos que levam a solução dos mesmos, enumero alguns tópicos que acredito que sejam importantes nessa caminhada:

* Organização, organização, organização... unidos e organizados seremos um ”incômodo” que chamará a atenção... e sabemos que infelizmente no nosso país quem “berra mais chora menos”...

* Mobilizar a maior quantidade de moradores, proprietários e empresários do bairro em torno dos nossos objetivos. Temos bons e sérios argumentos de convencimento e mobilização, porque ninguém será mais prejudicado com a falência do nosso bairro do que nós moradores, proprietários de imóveis e empresários... os turistas migrarão para outras praias que souberem administrar melhor os seus problemas e oferecerem “praia limpa, segura e bons serviços”.

* Como temos várias pessoas que mantém contato ou têm algum tipo de relacionamento com as diversas camadas pública, privada e social é importante que essas pessoas nos ajudem a enumerar uma lista de contatos na:
o Tv, rádios, jornais e revistas
o PM Florianópolis, Câmara Municipal
o Entidades representativas do comércio, turismo e ambiental;

* Formar grupos de trabalho para agilizar e descentralizar as ações como por exemplo:
o Grupo responsável pela divulgação (blog, material divulgação, reuniões);
o Grupo responsável pela balneabilidade;
o Grupo responsável pela segurança;
o Grupo responsável pelos animais soltos na praia;
o ...e todos os que o pessoal achar necessário...

Era isso por enquanto pessoal... a caminhada é longa e por isso precisamos de persistência, porque a temporada 2010/2011 em breve se apresenta.

Gustavo Lopez
gustavo@oficinadigital.net
(48)3266-0355

3 comentários:

Mirian Mayer disse...

Como disse o Gustavo, a Organização, o planejamento e a persistência, devem ser a marca do SOScanas.
Concordo com você e de longe quero contribuir.Leio o Blog todos os dias de manhã para ver a adesão e acho importante, também, como sugestão, colocar um campo no blog para se ter uma dimensão do nr. de acessos.
Parabéns a todos os que estão se mobilizando por esta causa.

Lidia S. disse...

Sugestão de formar um grupo que fiscalize a proliferação de mosquito da dengue. É um absurdo a quantidade de focos existentes, quanta falta de educação e de cuidado, quanta sujeira pelas esquinas e terrenos abandonados, não dá mais para conviver com tanto abandono.

Lidia

Marcos disse...

Sujiro que se leve para a reunião no sábado essa lista que o empresário Gustavo enumerou e já se comece a organização desses grupos, juntamente com outras que certamente, virão.
É necessario que se mobilize um numero grande de pessoas e se marque uma audiência pública na Câmara de Vereadores para expor problemas e buscar soluções.